quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Diversidade nas Organizações e o Indivíduo




Para falarmos sobre diversidade, teremos que entender como se aplica os conceitos de missão, valores e cultura na empresa. Também teremos que alinhar o indivíduo dentro deste mesmo contexto, com suas características pessoais, seus valores e sua forma de interagir.
O conceito da palavra diversidade dentro do contexto empresarial está intrinsicamente ligada à discordância e divergência, que consequentemente irá culminar em conflito de ideias, de posturas e de conceitos dependendo do assunto que está sendo tratado.
Para tanto é de fundamental importância sabermos o que significa Missão, Valores e Cultura para as empresas:

  •  Missão: É a definição que é dada para apresentar ao mercado, aos funcionários, acionistas e parceiros de negócio para que a empresa exista, qual é sua finalidade.
  • Valores: Os valores são os pilares internos das organizações, são ações que se apresentam em condutas que definem "o caráter da empresa".Ética e qualidade são valores inseridos por quase todas as empresas, principalmente as multinacionais.
  • Cultura: Se houver clareza entre missão e valores a cultura organizacional deverá estar desenhada, pois a junção dos dois primeiros conceitos é que definirão a cultura da empresa que, colocadas em prática torna-se explicita e acompanha a história da organização.


O indivíduo na organização

Quando o indivíduo ingressa na empresa, ele leva consigo uma série de condutas, pensamentos e posturas que em muitas vezes divergem das ações da empresa, tornando este um dos pontos para as diversidades dentro do ambiente de trabalho.
Entra em cena aspectos emocionais que acabam ocasionando o conflito e diversidade frente às metas que a empresa contrata com o profissional, nos relacionamentos com chefe/subordinado, e vice-versa, ou frente a posturas adotada pela empresa que conflitam com a forma de pensar do indivíduo.
Tratar as diversidades no âmbito organizacional é difícil e em muitas vezes complicado, pois, o tratamento não é personalizado, e sim de acordo com o número de incidentes em uma mesma situação e que impactaram na motivação dos funcionários e principalmente nos resultados financeiros da empresa.

Administrando as Emoções Frente às Diversidades

O descontrole emocional certamente cria obstáculos ao crescimento e hoje, a capacidade de relacionar-se com os outros, desprender-se de seus valores pessoais, e aprender a aprender, é tão importante quanto as qualidades técnicas.
Há uma série de emoções e sensações negativas, que se apresentam nos processos de diversidade, e que podem mobilizar o indivíduo dentro do contexto de trabalho para, uma atitude inadequada frente às situações das quais às vezes é exposto.
Buscar o caminho do autoconhecimento é uma saída que deverá agregar valor nestes processos, todos nós somos passíveis de mudança.
A diversidade dentro das empresas pode ser um catalisador para que cada um possa se conhecer melhor e buscar um equilíbrio com relação aos seus valores pessoais que são externalizados através de emoções e sentimentos.

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